O Fórum Social Mundial - FSM é um espaço internacional para a reflexão e a organização de todos e todas os que se contrapõem às políticas neoliberais e contribuem para construir alternativas que priorizem o desenvolvimento humano e a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.
No processo de formulação do Fórum Social Mundial, nos encontros e manifestações populares que buscam aliar lutas, construir agendas e firmar posições contra o modelo neo-liberal, os encontros de pessoas e movimentos sociais podem contribuir para criar condições de articulações e intervenções populares na afirmação de que um outro mundo é possível.
O FSM iniciou no ano de 2001, na cidade de Porto Alegre, se contrapondo simultaneamente ao Fórum Econômico Mundial, que ocorreu naquele mesmo ano em Davos, Suíça, sempre no final de janeiro.
Desde então, os movimentos sociais organizados e\ou espontâneos cresceram enormemente, enraizados nas lutas nacionais e realidades locais. Em todos os cantos do planeta, mobilizações surgem em diferentes áreas. O principal desafio posto é fazer a conexão entre essas lutas locais, nacionais e internacionais com objetivos mundiais para ampliar alianças e fortalecer nossas lutas, alternativas e campanhas, atuar localmente para mudar globalmente.
Nesse sentido o Fórum Social Mundial vem se mantendo como espaço voltado para a formulação de alternativas, para a troca de experiências e para a construção de articulações orgânicas, táticas e estratégicas, entre ONGs (Organizações Não Governamentais), movimentos sociais, sindicatos, associações, entidades religiosas e independentes, em cada país e em nível continental e mundial. O resultado que se espera é a identificação de caminhos e propostas mobilizadoras para manifestações e ações concretas da sociedade civil, na busca de um mundo melhor.
No ano de 2009, o FSM será realizado em Belém-PA, no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, e terá como tema mobilizador a Amazônia e seus problemas, sua gente e a busca de alternativas sustentáveis que promovam a equidade econômica e sócio-ambiental.
Com o intuito de fazer parte desse grande processo de discussão mundial, é que as entidades do movimento social do Estado do Amapá, estão propondo a realização do Fórum Social Amapá, para que possam desenvolver de forma democrática a contribuição e intervenção do nosso Estado no Fórum Social Mundial 2009. Para tanto, foi definido um Comitê facilitador da Organização do processo, composto por diversas entidades afins.
Desde a primeira edição do FSM, os movimentos sociais do Amapá têm participado ativamente de todas as atividades desse importante evento. Para continuar garantindo a participação, fortalecimento e articulação das organizações locais com as lutas de outros povos e culturas, propõe-se a realização do PROJETO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009 – AMAPÁ.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário